quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Comemorações do 90º aniversário do eclipse solar de 1919 na ilha de Príncipe

Em 1919, a Royal Astronomical Society e o astrofísico Sir Arthur Stanley Eddington organizaram uma grande expedição aos trópicos para observar um eclipse solar total. A expedição tinha como objectivo observar a deflexão da luz de estrelas distantes provocada pelo campo gravitacional do Sol, efeito teorizado alguns anos antes pelo (na época) pouco conhecido físico alemão Albert Einstein.
A expedição foi dividida em duas equipas: uma primeira observaria o eclipse a partir de Sobral, no Brasil; enquanto que a segunda, liderada pelo próprio Eddington deslocar-se-ia para a ilha de Príncipe (na época uma colónia portuguesa). O sucesso da expedição do eclipse solar de 29 de Maio de 1919 possibilitou a primeira verificação experimental da teoria da relatividade geral, sendo igualmente responsável pela projecção que a figura de Einstein teria nos anos seguintes na comunidade científica.
No âmbito do Ano Internacional da Astronomia e das Comemorações do 90º aniversário da expedição histórica à ilha de Príncipe, a Royal Astronomical Society e a Sociedade de Geografia de Lisboa, em colaboração com o governo português e o governo de São Tomé e Príncipe, irão organizar uma série actividades que incluem: a inauguração de uma placa comemorativa na Roça Sundy, local onde Eddington recolheu os dados que viriam a confirmar experimentalmente o efeito de lente gravitacional; e uma série de conferências sobre os aspectos históricos e científicos da expedição, na ilha de Príncipe, em São Tomé e em Lisboa.

O novo site do evento, com todas as informações e contactos.

Sem comentários:

Enviar um comentário