quarta-feira, 4 de março de 2009

Descoberta de nova lua de Saturno resolve mistério do anel G

Cientistas da equipa de imagem da sonda Cassini anunciaram ontem em circular da União Astronómica Internacional, a descoberta de uma nova lua de Saturno, provisoriamente designada S/2008 S1. O pequeno objecto com cerca de meio quilómetro de diâmetro orbita dentro do anel G, no centro de um arco brilhante de poeira, semelhante aos arcos observados na órbita das luas Anteia e Metone. A descoberta de S/2008 S1 vem por termo ao mistério da origem do anel G, o único até agora sem qualquer lua associada.


Sequência de três imagens captadas a 27 de Outubro de 2008 pela sonda Cassini em intervalos de 10 minutos, mostrando a pequena lua S/2008 S1 em órbita no centro do arco de matéria brilhante do ténue anel G. Devida à longa exposição de 46 segundos, as estrelas surgem nas imagens como traços brilhantes verticais.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.


O anel G dista do centro de Saturno cerca de 170.000 Km e forma uma circunferência em redor do planeta com cerca de 1 milhão de quilómetros, facto que tornou difícil a detecção de quaisquer pequenos objectos a si associados. A observação em 2005 de um arco de matéria brilhante com cerca de 150.000 Km de extensão dentro do anel revelou aos cientistas uma região onde a presença de uma lua ou de pequenos agregados de poeira seria mais plausível. A descoberta de S/2008 S1 em imagens captadas pela sonda Cassini a 15 de Agosto de 2008 confirmou finalmente as suspeitas, desvendando pela primeira vez a fonte da matéria constituinte do anel G. A sua presença não exclui no entanto a existência de outros objectos de menores dimensões (entre 1 a 100 metros) dispersos ao longo do ténue anel.

Sem comentários:

Enviar um comentário