segunda-feira, 25 de maio de 2009

Missão Kaguya terminará com impacto na Lua

A agência espacial japonesa JAXA anunciou na semana passada o fim da missão científica Kaguya.
A sonda japonesa Kaguya encontra-se em órbita em redor da Lua desde Outubro de 2007, constituindo o contributo nipónico para a frota internacional científica que nos últimos anos tem estudado em pormenor o satélite natural da Terra. Entre outros feitos científicos de relevo obtidos pela sonda Kaguya, destaca-se o mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua (o melhor alguma vez obtido da face mais distante), elaborado com o auxílio do mini-satélite Okina.

Mapa do campo gravitacional da Lua obtido pela sonda Kaguya. À direita, a face voltada para a Terra e à esquerda, a face mais longínqua. O vermelho indica as anomalias gravimétricas positivas e o azul indica as anomalias gravimétricas negativas. Na face voltada para a Terra predominam as anomalias gravimétricas positivas enquanto que na face mais longínqua predominam as anomalias gravimétricas negativas.
Crédito: JAXA/Selene.


A sonda japonesa seguirá o destino do mini-satélite Okina que terminou a sua missão com um impacto na superfície lunar a 12 de Fevereiro. A agência espacial nipónica irá proceder a um impacto controlado da sonda de 3 toneladas, prevendo-se a execução da manobra para o dia 10 de Junho, às 18H30 (UTC), perto da cratera Gill, no hemisfério sul da Lua.

Local previsto do impacto (assinalado na imagem com uma estrela).
Crédito: JAXA/Selene.

Sem comentários:

Enviar um comentário