sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O triplo asteróide 1994CC

Imagens de radar do asteróide 1994CC e das suas duas luas, obtidas pelo radiotelescópio de Goldstone, a 12 de Junho de 2009.
Crédito: NASA/JPL/GSSR.


Uma equipa de cientistas liderados por Marina Brozovic e Lance Benner, ambos investigadores da NASA, descobriram recentemente o segundo sistema triplo na população de NEO’s (objectos com órbitas próximas da Terra). Fazendo uso do radiotelescópio de Goldstone, a equipa obteve uma série de imagens de radar do asteróide (136617) 1994CC durante a sua aproximação ao nosso planeta no passado mês de Junho, identificando dois pequenos objectos na órbita de um corpo central com cerca de 700 metros de diâmetro. Análises preliminares sugerem que as duas pequenas luas terão pelo menos 50 metros de diâmetro.
A descoberta foi confirmada por observações independentes realizadas no Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Os dados obtidos nos dois observatórios vão agora ser utilizados pela equipa de cientistas no estudo dos parâmetros orbitais e das características físicas dos três componentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário