segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Apollo 12 e Surveyor 3 vistos pela LRO!

Depois de ter fotografado 5 dos 6 locais de alunagem das missões Apollo, a sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter completou a semana passada o périplo pelas missões tripuladas à Lua com uma primeira imagem do local de alunagem da Apollo 12. Mais uma vez, são claramente visíveis os rastos das pegadas dos astronautas Pete Conrad e Alan Bean entre o módulo lunar e alguns dos locais visitados durante as duas EVA's (acrónimo inglês de actividade extra-veicular). A imagem captada pela LRO mostra ainda a Surveyor 3, uma sonda robótica que esteve operacional na superfície da Lua 2 anos antes (entre 20 de Abril e 3 de Maio de 1967), e que tinha como objectivo primário verificar a viabilidade de futuras alunagens das missões tripuladas do programa Apollo.
Situada a cerca de 200 metros do local de alunagem da Apollo 12, a Surveyor 3 constituía um dos pontos de visita programados para a segunda EVA.

Imagem anotada do local de alunagem da Apollo 12, obtida recentemente pela sonda LRO. Os rastos de pegadas dos astronautas americanos encontram-se evidenciados por pequenas setas brancas. É ainda visível na imagem a sonda Surveyor 3 na orla da cratera com o mesmo nome, e o conjunto de instrumentos científicos ALSEP (Apollo Lunar Surface Experiment Package).
Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University (anotações: Sérgio Paulino).


Imagem da sonda Surveyor 3 captada pelos astronautas da Apollo 12 a 19 de Novembro de 1969.
Crédito: JSC/NASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário