terça-feira, 22 de setembro de 2009

As cores e as sombras do equinócio de Saturno

Mosaico de Saturno e dos seus anéis, construído a partir de 75 imagens individuais captadas pela sonda Cassini no passado dia 12 de Agosto (pouco mais de 1 dia após o equinócio) a cerca da 847.000 Km de distância. As imagens obtidas durante 8 horas consecutivas, foram exaustivamente reprocessadas e reorientadas, de forma a remover todos os artefactos resultantes não só do brilho das lentes e da dispersão de luz no interior da óptica da câmara, como também do movimento da sonda durante as várias exposições.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Não consigo deixar de publicar aqui este maravilhoso mosaico construído com imagens individuais de Saturno e do magnífico sistema de anéis, captadas pela Cassini cerca de um dia e meio após o equinócio. A beleza do retrato fala por si.
Iluminado apenas pela luz reflectida das nuvens de Saturno, o gigantesco sistema de anéis seria essencialmente invisível neste mosaico, não fosse o posterior processamento a que a imagem foi sujeita. Visíveis junto ao anéis encontram-se algumas pequenas luas: à esquerda, Jano (179 Km de diâmetro); ao centro, em baixo, Epimeteu (113 Km de diâmetro); à direita, no exterior dos anéis, Pandora (88 Km de diâmetro); e por perto, no interior do anel F, a pequena Atlas (30 Km de diâmetro).

Sem comentários:

Enviar um comentário