terça-feira, 15 de dezembro de 2009

WISE já se encontra em órbita terrestre

Lançamento do observatório espacial WISE a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.
Crédito: United Launch Alliance.

Foi hà mais de 12 horas que o mais recente observatório espacial da NASA na banda do infravermelho médio, se elevou nos céus, a bordo de um foguetão Delta II, até à órbita terrestre.

Depois de atingir o espaço, após um lançamento sem incidentes, o WISE reorientou com sucesso os seus painéis solares em direcção ao Sol, e abriu as válvulas da câmara de hidrogénio super-arrefecido, iniciando o arrefecimento dos componentes ópticos e dos respectivos detectores de infravermelhos, procedimento necessário para que o telescópio possa detectar o brilho de luz infravermelha de milhares de asteróides, e de centenas de milhões de estrelas e galáxias.

Neste momento, o WISE encontra-se a viajar numa órbita polar, a cerca de 525 Km da superfície terrestre, prevendo-se o início da fase operacional da missão logo após a estabilização e calibração do telescópio. A missão primária de mapeamento de todo o céu no infravermelho médio deverá estar terminada ao fim de nove meses, pouco tempo antes da câmara de arrefecimento esgotar toda a sua carga de hidrogénio.

Sem comentários:

Enviar um comentário