quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hubble observa P/2010 A2

Imagem do objecto de aspecto cometário P/2010 A2 (LINEAR), captada pelo telescópio espacial Hubble, a 29 de Janeiro de 2010.
Crédito: NASA/ESA/David Jewitt (UCLA).

Aparentemente, o estranho objecto P/2010 A2 (LINEAR) poderá ter mesmo resultado da violenta colisão entre dois asteróides anteriormente desconhecidos. Imagens do objecto captadas na semana passada, pelo telescópio espacial Hubble, mostram claramente uma complexa estrutura entrelaçada de filamentos de poeira no que parece ser a cauda de um cometa. Ligado à cauda por um denso filamento, encontra-se um pequeno ponto brilhante: provavelmente, um fragmento rochoso com cerca de 140 metros de diâmetro.
Até agora, não foram detectados gases na cauda de P/2010 A2, o que reforça a hipótese deste objecto ser um conjunto de destroços deixados pela colisão entre dois asteróides. Apesar de fazerem parte da vida dos objectos residentes na Cintura de Asteróides, tais colisões são fenómenos extremamente raros, nunca antes observados: um facto que torna P/2010 A2 algo verdadeiramente especial!

Sem comentários:

Enviar um comentário