quinta-feira, 18 de março de 2010

Fobos em alta resolução

Foram finalmente disponibilizadas as primeiras imagens captadas durante os recentes encontros próximos da Mars Express com Fobos. E digo-vos... que belas imagens. A sonda europeia conseguiu observar com sucesso grande parte do hemisfério anti-marciano da pequena lua, incluindo a região proposta para a alunagem da sonda russa de retorno de amostras Phobos-Grunt!

A sonda Mars Express captou esta imagem de parte do hemisfério de Fobos mais afastado de Marte no passado dia 7 de Março de 2010. São visíveis na secção em destaque dois dos locais propostos para a alunagem da sonda russa Phobos-Grunt.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).


Fobos é uma lua condenada à destruição. Viaja numa órbita demasiado próxima do planeta vermelho (a 9.378 Km do centro do planeta, e a 5.980 Km acima da sua superfície), o que lhe confere um período orbital significativamente inferior ao período de rotação de Marte. Neste contexto, a força de maré exercida por Marte sobre Fobos gera uma desacelaração contínua da sua translacção, provocando uma aproximação progressiva entre os dois corpos na ordem dos 20 metros por século. Estima-se que a pequena lua atravesse o seu limite de Roche no sistema marciano dentro de 11 milhões de anos, altura em que será fragmentada pela força da maré, formando um anel em redor de Marte, ou continuará numa descida em espiral em direcção à superfície do planeta vermelho.
Dá que pensar o quão dinâmico é o Sistema Solar!

O hemisfério norte de Fobos visto pela Mars Express durante a sua passagem pela pequena lua marciana a 10 de Março de 2010. Visível de perfil, do lado esquerdo da imagem, encontra-se a cratera Stickney, a maior cratera de Fobos. O lado de Fobos mais próximo de Marte está voltado para cima.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Sem comentários:

Enviar um comentário