segunda-feira, 8 de março de 2010

O encontro da Cassini com a lua Helena

Aguardava com particular curiosidade o encontro da sonda Cassini com Helena da passada quarta-feira, uma vez que era um dos poucos encontros da missão programados para as luas troianas.

São corpos muito interessantes as pequenas luas troianas de Saturno. A sua formação deve-se, provavelmente, à acumulação de poeira e detritos nos pontos de Lagrange L4 e L5 dos sistemas formados por Saturno e pelas grandes luas. Conhecem-se até hoje quatro exemplos: Telesto e Calipso, na órbita de Tétis, e Polideuces e Helena, na órbita de Dione.

Aparentemente, houve um problema com o alinhamento das câmaras da Cassini durante a sua passagem por Helena. A pequena lua aparece fora do enquadramento na maioria das imagens. Seja como for, estas são as melhores imagens de Helena, um pequeno aglomerado de rocha e gelo com pouco mais de 30 quilómetros de diâmetro, onde crateras recobertas de poeira dominam grande parte da paisagem.

Photobucket
Aproximação da sonda Cassini a Helena no seu encontro com a pequena lua a 3 de Março de 2010. A sombra em forma de anel visível nas imagens é apenas um artefacto resultante da acumulação de poeira no sistema óptico da Cassini.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/animação de Sérgio Paulino.

Montagem de imagens de Helena captadas a 3 de Março de 2010, durante o encontro da Cassini com a pequena lua. Do lado esquerdo, duas imagens do hemisfério mais próximo de Saturno, iluminado pela luz solar reflectida pelo gigante gasoso. Do lado direito, três imagens mostrando a maior parte do hemisfério mais distante.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/montagem de Sérgio Paulino.

O hemisfério de Helena mais distante de Saturno com a atmosfera turbulenta do gigante gasoso como fundo.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Sem comentários:

Enviar um comentário