sábado, 6 de março de 2010

Passagem da Mars Express por Fobos foi um sucesso

Animação da passagem da Mars Express por Fobos a 3 de Março de 2010.

Tal como se esperava, a passagem desta semana da sonda europeia Mars Express por Fobos ocorreu sem qualquer sobressalto. A sonda sobrevoou o lado nocturno da pequena lua marciana a 67 Km de distância da sua superfície, recolhendo importantes dados relativos ao seu campo gravitacional e à população de partículas do vento solar existente nas suas imediações. Não foram obtidas quaisquer imagens durante esta aproximação devido, principalmente, à geometria da trajectória (apenas o lado nocturno de Fobos se encontrava acessível às câmaras da Mars Express). Os dados obtidos não deixam, no entanto, de ser de extrema relevância para os cientistas poderem desvendar alguns dos mistérios que rodeiam este objecto enigmático.

Fobos pairando sobre Marte numa imagem captada pela Mars Express a 22 de Janeiro de 2007. A densidade de Fobos é demasiado baixa para um objecto inteiramente sólido. Calcula-se que a pequena lua seja 25 a 35% purosa.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

A próxima passagem da Mars Express por Fobos será já amanhã, a cerca de 107 Km de altitude, desta vez com um encontro pelo lado diurno e com todos os instrumentos a funcionar em pleno (incluindo a câmara de alta resolução HRSC). As imagens deste encontro só deverão estar disponíveis na galeria de imagens da ESA na próxima quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário