segunda-feira, 12 de abril de 2010

Encontro da Cassini com Dione e passagens distantes por Encélado, Jano e Epimeteu

A órbita 129 da Cassini tinha como pontos altos dois encontros próximos com duas das maiores luas de Saturno, Titã e Dione. O encontro com Dione, cerca de 500 Km acima da sua superfície, foi a primeira passagem próxima por esta lua desde Outubro de 2005, e teve como principal objectivo determinar a existência de fissuras activas que, à imagem do que acontece em Encélado, emitam jactos difusos de vapor de água e de partículas de gelo. Para tal, a sonda foi colocada numa orientação fixa durante todo o encontro, posição vantajosa para o pleno funcionamento dos espectrómetros, dos magnetómetros e de outros instrumentos de análise de partículas. Apesar das limitações impostas, a equipa científica da Cassini conseguiu ter a destreza de posicionar a sonda numa orientação que permitisse também a recolha de belas imagens de alta resolução, sem prejudicar as leituras dos outros instrumentos.

Dione vista pela Cassini a cerca de 192.000 Km de distância. Imagem captada momentos após o encontro próximo de 07 de Abril de 2010.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Fracturas na superfície de Dione. Imagem captada pela Cassini a 07 de Abril de 2010, a cerca de 2.500 Km da superfície de Dione (resolução: 15 metros/pixel).
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

O dia de trabalho da Cassini foi longo, e só ficou completo com as passagens distantes por Encélado, Jano e Epimeteu, oportunidades para a captação de vistas globais das três luas.

O crescente de Encélado numa imagem em cor natural resultante da combinação de imagens captadas a 07 de Abril de 2010 pela sonda Cassini. De notar a zona de transição entre o terreno coberto de crateras a norte e a superfície mais jovem a sul.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

A pequena lua Jano vista pela Cassini a 07 de Abril de 2010.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Montagem de duas imagens de Epimeteu captadas pela Cassini a 07 de Abril de 2010.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/montagem de Sérgio Paulino.

Sem comentários:

Enviar um comentário