terça-feira, 20 de abril de 2010

Erupção do Eyjafjallajökull entra numa nova fase

Segundo informações da Agência Meteorógica Islandesa, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull poderá estar a entrar numa nova fase. Ontem, a nuvem de cinza vulcânica atingiu altitudes inferiores às observadas em dias anteriores, o que sugere que o fluxo de água para o interior do vulcão poderá ter diminuído, e que a fase de produção de cinzas deverá cessar dentro de pouco tempo. Sismos sentidos na madrugada de ontem indiciam ainda que o Eyjafjallajökull poderá estar a formar os primeiros fluxos de lava, fenómeno que parece ser confirmado pela observação de bombas vulcânicas na orla da cratera do vulcão.
Estas são certamente boas notícias para as companhias de aviação e para os vários passageiros impedidos de viajar pelas restrições no espaço aéreo de muitos países europeus, provocadas pela cinza vulcânica na atmosfera.

Eyjafjallajökull e a densa nuvem de cinzas vulcânicas. Imagem captada a 17 de Abril de 2010 pelo sistema de imagem ALI do satélite da NASA EO-1.
Crédito: NASA/EO-1 team.

A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull no Atlântico Norte, ao largo da Islândia, numa imagem captada ontem pelo sistema de imagem MODIS do satélite da NASA Terra. Reparem na acentuada diminuição da densidade da nuvem de cinza comparativamente ao observado dois dias antes (ver aqui).
Crédito: NASA/MODIS Rapid Response Team.

Sem comentários:

Enviar um comentário