domingo, 16 de maio de 2010

A ISS sobre Lisboa

A Estação Espacial Internacional (ISS) atravessando o céu de Carnaxide (arredores de Lisboa) ao início da noite. Fazem parte do cenário o planeta Saturno e algumas das estrelas mais brilhantes das constelações de Leão e Virgem.
Detalhes da fotografia: máquina Canon PowerShot S5 IS, ISO 80, f/2,7, 15 segundos de exposição.

Crédito: Sérgio Paulino.

A Estação Espacial Internacional (ou ISS - acrónimo de International Space Station) está a meio de uma série de passagens visíveis sobre Portugal, que se vão prolongar pela próxima semana.
Actualmente com mais de 100 metros de comprimento, a ISS é o maior e o mais brilhante objecto construído pelo Homem em órbita terrestre. As suas passagens são sempre surpreendentes para quem as observa, não só pelo intenso brilho dos seus painéis solares, como também pela extraordinária velocidade com que cruza os céus (em média a ISS viaja a cerca de 27.750 Km/h).
Para programarem uma sessão de observação para os próximos dias, aconselho-vos a visitarem o site Heavens Above. Após definirem a vossa localização geográfica (para tal, sugiro que efectuem o vosso registo gratuito no site), consultem a lista de previsões de passagens visíveis da ISS. Aí vão encontrar informações relativas à hora de passagem, à magnitude e à elevação da ISS no céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário