quarta-feira, 12 de maio de 2010

Júpiter perdeu uma das suas cinturas de nuvens!

Segundo informação recentemente publicada no blog AstroBob, o gigante Júpiter perdeu nas últimas semanas a Cintura Equatorial Sul (CES), uma das suas cinturas de nuvens mais proeminentes. Provavelmente desconhecido da grande maioria dos entusiastas da Astronomia (incluo-me a mim neste grupo), este fenómeno invulgar é, aparentemente, bastante frequente. Cada 3 a 15 anos, a CES passa por dramáticas alterações na sua composição que culminam com o seu completo desaparecimento da face de Júpiter. Este aspecto incaracterístico das nuvens da cintura prolonga-se por algumas semanas ou meses, até à altura em que se forma na região uma brilhante mancha esbranquiçada. Impulsionada pelos fortes ventos jovianos, a estrutura gera, durante algumas semanas, um conjunto de pequenas manchas escuras que se deformam em filamentos e ovais. São estas pequenas manchas que acabam por preencher a região com material escuro que gradualmente se consolida para formar uma nova CES.

Júpiter e o seu sistema de cinturas e zonas de nuvens. Ambas as estruturas são compostas por cristais de amónia. Não se sabe ao certo que outros compostos poderão ser responsáveis pela panóplia de castanhos, vermelhos e amarelos que tingem as nuvens escuras das cinturas. Os cientistas acreditam que os candidatos mais prováveis possam ser compostos de enxofre e de fósforo que se misturam com os cristais de amónia em padrões multicoloridos.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/anotações de Sérgio Paulino.

A CES é uma das regiões mais dinâmicas da atmosfera joviana, pelo que se espera que o fenómeno evolua rapidamente nas próximas semanas. Júpiter encontra-se neste momento na constelação de Peixes, numa região do céu acessível apenas 2 a 3 horas antes do nascer do Sol. Quem não estiver disposto a levantar-se cedo para observar o fenómeno com os seus próprios olhos, pode consultar as imagens do planeta publicadas regularmente no site do astrónomo amador astraliano Anthony Wesley (o mesmo tipo que descobriu a cicatriz de Júpiter no ano passado).

O recente desaparecimento da Cintura Equatorial Sul numa imagem captada pelo astrónomo amador australiano Anthony Wesley a 8 de Maio de 2010.
Crédito: Anthony Wesley.

Sem comentários:

Enviar um comentário