quinta-feira, 17 de junho de 2010

Missão cumprida!

A cápsula das amostras devolvida pela sonda Hayabusa, intacta no chão, em Woomera, no sul da Austrália.
Crédito: JAXA.


A sonda nipónica Hayabusa conseguiu cumprir a sua missão! A cápsula que contém as amostras de regolito colhidas na superfície do asteróide Itokawa aterrou no passado Domingo, em segurança no deserto de Woomera, na Austrália, encontrando-se neste momento a caminho do Campus de Sagamihara, em Kanagawa, no Japão, para ser devidamente inspeccionada.
Apenas com um propulsor iónico em funcionamento, a Hayabusa não conseguiu evitar a colisão com a atmosfera terrestre, pelo que acabou por se desintegrar pouco tempo depois de ejectar a cápsula das amostras. Mesmo que a cápsula das amostras se encontre vazia, a pequena sonda será recordada no Japão como um verdadeiro herói nacional. A Hayabusa superou uma série de problemas técnicos graves que, por diversas vezes, colocaram a missão à beira do insucesso. Felizmente, os engenheiros da JAXA souberam sempre, de forma criativa, ultrapassar todas as dificuldades, e guiar o falcão peregrino com a sua preciosa carga em direcção à Terra.
Parabéns, JAXA!

A reentrada da Hayabusa na atmosfera terrestre. É possível ver a pequena cápsula das amostras em voo à direita dos destroços.
Crédito: NASA/ARC-SST/SETI Institute.

Sem comentários:

Enviar um comentário