segunda-feira, 7 de junho de 2010

Um novo impacto na atmosfera de Júpiter

Momento do impacto de um objecto na atmosfera joviana, numa composição a cores produzida a partir de imagens captadas através de filtros azul, verde e vermelho, pelo astrónomo amador Anthony Wesley no passado dia 3 de Junho de 2010.
Crédito: Anthony Wesley.

Vídeo captado por Anthony Wesley mostrando o brilhante flash na atmosfera de Júpiter.
Crédito: Anthony Wesley.

A notícia tem corrido o mundo nos últimos dias. No mesmo dia em que a NASA anuncia a publicação de um artigo com novas informações relativas à natureza do objecto que colidiu com Júpiter em Julho do ano passado, dois astrónomos amadores observam independentemente um novo impacto na atmosfera do gigante gasoso! Os autores da proeza foram o australiano Anthony Wesley (o mesmo astrónomo amador que descobriu o impacto de 2009) e o filipino Christopher Go. Wesley foi o primeiro a anunciar a descoberta, logo após a sua observação.

Cicatriz do impacto de um objecto na atmosfera de Júpiter em 2009, numa imagem captada pelo telescópio espacial Hubble a 23 de Julho de 2009. À direita, a mesma cicatriz desvanecida na turbulenta atmosfera joviana ao longo dos meses seguintes. Segundo os autores do artigo recentemente publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, o objecto seria provavelmente um asteróide com 500 metros de diâmetro pertencente à família de asteróides Hilda, um grupo de objectos com mais de 1.100 membros que orbitam perto do gigante gasoso Júpiter.
Crédito: NASA/ESA/M. H. Wong (University of California, Berkeley)/H. B. Hammel (Space Science Institute, Boulder, Colo.)/I. de Pater (University of California, Berkeley) e a Jupiter Impact Team.

O fenómeno foi observado na quinta-feira passada, pelas 20:31:29 (UTC), e divulgado na internet por Wesley uma hora depois. Depois de tomar conhecimento da descoberta do astrónomo australiano, Christopher Go confirmou a existência do impacto numa das suas gravações vídeo. A colisão ocorreu na Cintura Equatorial Sul, a mesma região que nos últimos meses perdeu a sua coloração alaranjada característica. Nos últimos dias, astrónomos amadores e profissionais têm procurado no local do impacto uma cicatriz semelhante à produzida pelo objecto de 2009, até agora sem qualquer sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário