sexta-feira, 30 de julho de 2010

Apenas mais uma colina em Cydonia

Imagem captada pela Mars Reconnaissance Orbiter a 5 de Abril de 2007 (resolução 25 cm/pixel), mostrando o topo de uma mesa na região de Cydonia.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Desde a sua descoberta nos anos 70, a "Face de Marte" tem alimentado um role de especulações relativas à sua natureza artificial e à sua relação com outras estruturas vizinhas supostamente construídas por uma antiga civilização extraterrestre. Surpreendentemente, apesar de ter sido repetidamente fotografada por diferentes sondas, em diferentes ângulos de iluminação e em resoluções muito superiores às das primeiras imagens onde foi identificada, a estrutura continua a ser entendida por muitos como uma evidência flagrante da existência de vida inteligente em Marte.

Imagem obtida a 25 de Julho de 1976 pela sonda Viking 1, mostrando a curiosa colina em forma de face. A resolução das imagens da "Face" obtidas pelas sondas Viking oscila entre os 43 e os 889 m/pixel.
Crédito: NASA/JPL.

A nova imagem recentemente obtida pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter mostra de forma inegável a verdadeira natureza da "Face de Marte". Com cerca de 1,5 km de comprimento, a estrutura rochosa é apenas... mais uma das muitas colinas que se elevam nas planícies de Cydonia; provavelmente, um belo exemplo de uma antiga cúpula de lava erodida na forma de um planalto isolado ou mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário