sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HD 10180: um novo sistema planetário

O crescente do planeta HD 10180d numa representação artística onde também se vislumbra a silhueta dos dois planetas interiores b e c em trânsito no disco brilhante da estrela HD 10180.
Crédito: ESO/Luís Calçada.

Foi descoberto esta semana um novo sistema planetário com pelo menos cinco novos planetas. Fazendo uso do espectrógrafo HARPS que se encontra instalado no telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO), em La Silla, no Chile, uma equipa de astrónomos europeus liderada por Christophe Lovis do Observatoire de l’Université de Genève, mediu a velocidade radial da estrela HD 10180, e identificou cinco fortes sinais correspondentes a cinco novos planetas com massas semelhantes à do planeta Neptuno. A equipa, que inclui os portugueses João Fernandes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e Nuno Santos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, registou ainda dois outros sinais mais fracos, que poderão corresponder a dois planetas com massas semelhantes à da Terra e à de Saturno (ver artigo aqui).

Imagem criada a partir de fotografias captadas através de filtros azul e vermelho, mostrando a estrela HD 10180 (a mais brilhante ao centro da imagem).
Crédito: ESO/Digitized Sky Survey 2. Agradecimentos: Davide De Martin.

HD 10180 é uma estrela semelhante ao Sol, de tipo espectral G1V e com massa e metalicidade, respectivamente, 6% e 20% superiores à do Sol, situada a cerca de 127 anos-luz na direcção da constelação Hydrus (Hidra Macho), uma constelação austral inacessível a partir das latitudes do território português. Os cinco novos planetas situam-se em órbitas estáveis quase circulares, a distâncias da sua estrela que vão desde 0,0641 (± 0,001) a 1,422 (± 0,026) UA. O candidato de maior massa (HD 10180h) tem um período orbital de cerca de 2222 dias, e será, provavelmente, o planeta mais distante da estrela neste sistema (3,4 UA, uma distância que corresponde à região exterior da nossa Cintura de Asteróides). HD 10180b, o candidato de menor massa, origina uma oscilação na estrela de apenas 3 quilómetros por hora, um movimento bastante difícil de medir. Caso se confirme a sua presença, este será o exoplaneta de menor massa descoberto até hoje (cerca de 1,4 vezes a massa da Terra). Com um período orbital de apenas 1,18 dias, HD 10180b deverá ser um planeta rochoso muito semelhante a Corot-7b.

Sem comentários:

Enviar um comentário