terça-feira, 7 de setembro de 2010

Viagem ao centro do Sistema Solar

Representação artística da nova sonda solar da NASA, a Solar Probe +, durante uma das suas múltiplas passagens pelo planeta Vénus.
Crédito: JHU/APL.

A NASA anunciou na semana passada as equipas de investigação e os respectivos instrumentos que irão a bordo da sonda Solar Probe +, assinalando assim o começo da fase de desenvolvimento da missão.
Com lançamento previsto para 30 de Julho de 2018, a Solar Probe + embarcará numa viagem épica a uma das últimas fronteiras ainda inexploradas do Sistema Solar: a atmosfera da nossa estrela, o Sol. No decorrer da sua missão, a sonda realizará sucessivas medições in situ no interior da coroa solar, com vista a responder a questões fundamentais da física solar, em particular: porquê é que a coroa solar é muito mais quente que a fotosfera, e como é que o vento solar é acelerado?
Estão programadas na missão 24 órbitas à volta do Sol, com periélios sucessivamente mais próximos da superfície solar. As últimas 3 órbitas levarão a sonda a apenas 6 milhões de quilómetros de distância do Sol (aproximadamente 8,5 vezes o raio do Sol). A essa distância, a Solar Probe + encontrará um dos ambientes mais hostis do Sistema Solar - uma região do espaço preenchida com um fluxo contínuo de partículas e poeira aquecidos a cerca de 2.000 ºC. Para sobreviver a estas condições, a sonda contará com um escudo protector de carbono capaz de proteger os vários instrumentos científicos das elevadas temperaturas e radiação.

Sem comentários:

Enviar um comentário