sábado, 22 de janeiro de 2011

Novas imagens de Fobos

A lua Fobos numa imagem captada pela sonda Mars Express a 09 de Janeiro de 2011, a pouco mais de 100 km de distância da sua superfície.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

A Mars Express completou no passado dia 16 de Janeiro mais uma campanha de passagens a curta distância da superfície de Fobos. O encontro mais próximo foi realizado a 09 de Janeiro, a apenas 111 km do centro da pequena lua, o que possibilitou a observação de regiões do hemisfério sul que não haviam sido fotografadas em encontros anteriores.
Deixo-vos aqui algumas das melhores perspectivas captadas durante esse encontro.

Photobucket
Animação construída com uma sequência de 5 imagens captadas através de diferentes canais da câmara estéreo de alta resolução da Mars Express (estéreo S1, fotométrico P1, nadir ND, fotométrico P2 e estéreo S2). As imagens cobrem toda a superfície de Fobos desde a extremidade oeste da cratera Stickney (visível de perfil nas duas primeiras imagens) até ao hemisfério antimarciano.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)/animação de Sérgio Paulino.

Sete imagens de alta resolução (3 metros/pixel) de partes da superfície do hemisfério antimarciano de Fobos, contextualizadas numa imagem de menor resolução. O nível de detalhe alcançado neste tipo de imagens será determinante na escolha de locais seguros para a alunagem da sonda russa Phobos-Grunt.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Sem comentários:

Enviar um comentário