segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sol liberta violenta explosão na direcção da Terra

Photobucket
O Solar Dynamics Observatory registou ontem pelas 17:38 (hora de Lisboa) uma intensa explosão de radiação em todo o espectro electromagnético. O fenómeno encontra-se ilustrado nesta animação composta por 20 imagens captadas pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA), através do canal de 304 Å (He II).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/animação de Sérgio Paulino.

A mancha solar 1158 produziu ontem uma explosão solar de categoria M6,6 na direcção da Terra, a maior do actual ciclo solar. Por breves momentos, a região brilhou intensamente ao longo de todo o espectro electromagnético!
Apesar de veloz, a ejecção de massa coronal libertada na explosão não é particularmente brilhante, pelo que se aguardam tempestades geomagnéticas apenas nas latitudes mais elevadas. De acordo com o SpaceWeather.com a nuvem de plasma deverá atingir o campo magnético terrestre amanhã.

Photobucket
A AR1158 tem alastrado rapidamente desde o seu aparecimento na passada sexta-feira, como se pode observar nesta animação composta por 76 imagens captadas entres os dias 11 e 14 de Fevereiro de 2011, pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory, banda dos 4500 Å. Neste momento é formada por cerca de uma dúzia de núcleos escuros do tamanho da Terra.
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/animação de Sérgio Paulino.

Sem comentários:

Enviar um comentário