domingo, 13 de março de 2011

Crateras marcianas com nomes portugueses: a cratera Coimbra

A cratera marciana Coimbra vista pela câmara de alta resolução da sonda europeia Mars Express (ver aqui imagem original).
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Como tinha prometido na semana passada, chegou a altura de vos mostrar uma nova cratera marciana com o nome de uma cidade portuguesa: a cratera Coimbra.
Coimbra é uma cratera de impacto com 34,53 km de diâmetro, situada no extremo sul de Arabia Terra, uma das regiões mais antigas de Marte. Dista algumas dezenas de quilómetros da cratera Vernal, local onde recentemente foram detectados indícios da presença de antigas fontes hidrotermais, e um dos sítios candidatos para a amartagem do robot Curiosity.
Coimbra recebeu o seu nome oficial em 2008. O seu interior encontra-se preenchido por pequenas colinas que mostram um interessante registo estratigráfico de uma altura em que Marte seria muito mais húmido.

Depósitos estratificados no interior da cratera Coimbra. Imagem captada a 07 de Janeiro de 2007 pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (ver aqui imagem original).
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Próxima paragem: cratera Funchal.

Sem comentários:

Enviar um comentário