segunda-feira, 11 de abril de 2011

A dança dos arcos magnéticos de AR1176

Na semana passada, um conjunto de arcos magnéticos pairaram durante alguns dias no extremo leste do disco solar, sobre a região activa AR1176. O espectáculo foi registado pelo Solar Dynamics Observatory na banda do ultra-violeta extremo.

Arcos magnéticos sobre a região activa AR1176. Imagens captadas entre os dias 3 e 5 de Abril de 2011 pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly do Solar Dynamics Observatory, através do canal de 171 Å (Fe IX).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

Os arcos magnéticos são formados por plasma quente que se movimenta ao longo das linhas do campo magnético solar. Estas estruturas são, aparentemente, fundamentais no aquecimento da coroa solar a temperaturas que atingem alguns milhões de graus centígrados.
De acordo com observações realizadas pelos observatórios TRACE e SOHO, o plasma ascende nos arcos magnéticos depois de ser aquecido junto à base, perto da superfície solar. Posteriormente, o plasma arrefece na coroa solar, e caí de volta à superfície solar a velocidades que podem atingir os 100 km.s-1.

Sem comentários:

Enviar um comentário