quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pormenores impressionantes de uma ejecção de massa coronal

Na semana passada, uma região activa localizada no extremo oeste do disco solar produziu uma espectacular ejecção de massa coronal. A acção que se desenrolou durante e após a violenta explosão foi acompanhada em pormenor pelos dois observatórios espaciais SOHO e SDO. Vejam em baixo duas perspectivas diferentes deste belo fenómeno.

A ejecção de massa coronal ocorrida no passado dia 09 de Maio de 2011 foi monitorizada de perto pelo Solar Dynamics Observatory no ultravioleta extremo (171 Å). A violência do fenómeno é quase invisível neste vídeo; no entanto, a acção que se lhe segue garante um magnífico espectáculo. Após a explosão, uma miríade de arcos de plasma eleva-se acima da região activa. Na verdade, a expansão dos arcos é apenas uma ilusão resultante da extensão do processo de restruturação das linhas do campo magnético (rasgadas anteriormente pela explosão) às camadas mais exteriores da coroa solar.
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

A mesma ejecção de massa coronal vista através do coronógrafo LASCO da SOHO. Reparem como a nuvem de plasma se expande a uma velocidade impressionante.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário