quinta-feira, 2 de junho de 2011

Primeiro auto-retrato do Curiosity

Convés superior do robot Curiosity num mosaico de imagens obtidas em Março de 2011 pelo "olho" esquerdo da sua Mastcam. A parte da frente do robot encontra-se do lado direito. Na direcção oposta são visíveis, da esquerda para a direita: a cobertura do gerador termoeléctrico de radioisótopos, a antena principal (estrutura em forma de hexágono) e o relógio de sol.
Crédito: NASA/JPL/MSSS.

O robot Curiosity realizou recentemente o seu primeiro auto-retrato durante um exercício de exposição às condições ambientais da superfície de Marte, nas instalações do Jet Propulsion Laboratory. Esta foi uma oportunidade para testar o desempenho da Mastcam, um instrumento que inclui entre outras particularidades, a capacidade de obter imagens a cores e monocromáticas (com diferentes filtros) com pelo menos três vezes a resolução das obtidas pelas câmaras panorâmicas dos robots Spirit e Opportunity.
Ao contrário dos seus antecessores, o Curiosity não possui qualquer painel solar, pelo que o seu convés superior apresenta um aspecto bem distinto. Sem energia solar disponível, o abastecimento de electricidade aos vários instrumentos do robot será garantido por um gerador termoeléctrico de radioisótopos localizado na parte traseira.
Prevê-se o lançamento da missão no final deste ano. Após cumprir uma viagem interplanetária de 10 meses, o robot descerá até à superfície de Marte, onde deverá permanecer em actividade pelo menos durante 2 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário