sábado, 18 de junho de 2011

Um par improvável

Um alinhamento invulgar da pequena lua marciana Fobos com o distante planeta Júpiter retratado numa sequência de três imagens obtidas pela sonda europeia Mars Express no passado dia 01 de Junho de 2011.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

No início deste mês, a sonda Mars Express observou um fortuito alinhamento de Fobos com o gigante Júpiter. A determinação do exacto momento da passagem da pequena lua de Marte na frente do distante planeta vai permitir à equipa da missão ajustar o conhecimento que tem da posição da órbita de Fobos no sistema. No entanto, confesso que o registo deste raro evento me impressiona mais pela beleza do que pelo seu valor científico.
Vejam o conjunto completo de imagens reunidas pela Mars Express neste vídeo:

A conjunção de Fobos com Júpiter numa sequência de 104 imagens obtidas a 01 de Junho de 2011 pela Mars Express, num período de 68 segundos. Fobos tem um diâmetro médio de 22,1 km e encontrava-se na altura a 11.389 km de distância da sonda europeia. O gigante Júpiter tem 143 mil quilómetros de diâmetro e estava afastado da Mars Express por uns adicionais 529 milhões de quilómetros!
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Sem comentários:

Enviar um comentário