quinta-feira, 28 de julho de 2011

Descoberto o primeiro asteróide troiano da Terra

Foi descoberto o primeiro asteróide troiano da Terra! Astrónomos norte-americanos confirmaram recentemente a presença e as características orbitais singulares de 2010 TK7, um objecto com cerca de 300 metros de diâmetro previamente identificado em imagens obtidas pelo telescópio espacial WISE. Este é o primeiro exemplar de uma classe de objectos co-orbitais da Terra nunca antes observada.

O asteróide 2010 TK7 marcado com um círculo verde numa imagem obtida pelo telescópio espacial WISE.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA.

Os asteróides troianos são objectos co-orbitais dos planetas que ocupam regiões de estabilidade gravitacional situadas nos vértices de dois triângulos equiláteros cuja base comum é a distância do Sol ao respectivo planeta (os pontos de Lagrange L4 e L5). Até agora conheciam-se apenas asteróides troianos dos planetas Marte, Júpiter e Neptuno; no entanto os astrónomos admitiam há muito a existência de objectos com uma relação semelhante com a Terra. A sua observação nunca tinha sido concretizada devido ao facto destas regiões serem de difícil acesso aos telescópios terrestres.
2010 TK7 realiza uma curiosa dança orbital com a Terra, com um centro de movimento que oscila em redor do ponto langrangiano L4. Estes movimentos são produto de uma excentricidade e inclinação orbitais relativamente elevadas e poderão num futuro além dos próximos 250 anos arremessar o asteróide para uma configuração orbital diferente da actual.

Animação mostrando como o movimento de 2010 TK7 em redor do Sol se traduz numa série de complexas oscilações em torno de L4. A primeira parte mostra o movimento do asteróide ao longo de poucos anos visto de uma posição fixa sobre o Sol. A segunda parte mostra os movimentos do asteróide relativos à Terra ao longo de uma escala de tempo maior.
Crédito: Athabasca University/CFHT.

Sem comentários:

Enviar um comentário