sábado, 27 de agosto de 2011

Encontro com Hiperião

A Cassini visitou anteontem uma das mais estranhas luas do Sistema Solar: a lua de Saturno Hiperião. A aproximação a pouco mais de 24 mil quilómetros da sua superfície permitiu à sonda a obtenção de um conjunto de belas imagens, algumas das quais cobrindo possivelmente novos territórios. Aqui ficam três retratos obtidos durante este encontro.

A estranha face de Hiperião. Imagem obtida pela sonda Cassini a 25 de Agosto de 2011, a uma distância de 63.298 km.
A semelhança desta lua de Saturno a uma esponja não se limita à sua aparência. Hiperião tem uma densidade correspondente a metade da densidade da água, o que evidencia uma estrutura interna extremamente porosa.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Pormenor de uma grande bacia na superfície de Hiperião em cores aproximadamente naturais. Composição obtida pela combinação de imagens captadas a 25 de Agosto de 2011 pela sonda Cassini, através de filtros para as cores ultravioleta (338 nm), verde (568 nm) e infravermelho próximo (752 nm). Reparem no misterioso material escuro visível no fundo das mais profundas crateras.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/ composição a cores de Sérgio Paulino.

O crescente de Hiperião. Mosaico construído com três imagens obtidas pela sonda Cassini durante a aproximação à pequena lua.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/ Sérgio Paulino.

Sem comentários:

Enviar um comentário