quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A erupção de Tvashtar em cores naturais

Tvashtar Paterae é um complexo de quatro depressões vulcânicas actualmente em actividade, situadas junto ao pólo norte de Io. No início de 2007, durante a sua passagem pelo sistema joviano, a sonda New Horizons fotografou uma gigantesca erupção na região. Na altura, as observações limitaram-se quase na totalidade a comprimentos de onda no infra-vermelho, pelo que a NASA não publicou qualquer imagem do fenómeno em cores verdadeiras.
Recentemente, o talentoso Gordan Ugarkovic exumou do Planetary Data System parte do material obtido na altura pela New Horizons para construir este belo retrato da lua de Júpiter em cores aproximadamente naturais.

A lua Io em cores aproximadamente naturais. Imagem colorizada a partir de material obtido pelo sistema de imagem LORRI da sonda New Horizons a 01 de Março de 2007.
Crédito: NASA/JHU/APL/Gordan Ugarkovic.

A região de Tvashtar surge nesta nova imagem como um ponto brilhante amarelado no lado nocturno de Io envolvido por uma nuvem vulcânica com cerca de 330 km de altura! De acordo com o cientista planetário americano Jason Perry, esta nuvem não é formada por cinza vulcânica, mas sim por dióxido de enxofre e enxofre condensados em pequenas partículas.
Vejam mais imagens processadas por Ugarkovic aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário