sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oceanos terrestres: confirmada uma origem cometária?

Nos seus primórdios, a região mais interior do Sistema Solar era demasiado quente para que materiais voláteis como a água pudessem condensar, pelo que a sua chegada à jovem Terra deverá ter acontecido numa fase posterior. Durante décadas, os cientistas especularam que o impacto de asteróides e (principalmente) de cometas na superfície terrestre em arrefecimento terá fornecido água suficiente para encher todos os oceanos terrestres. No entanto, esta teoria tinha alguns problemas, sendo o maior o facto da razão deutério/hidrogénio (D/H) nos cometas até então estudados ser duas vezes superior à medida na água da Terra.
Um grupo de investigadores vem agora apresentar novos dados que poderão solucionar este enigma. Fazendo uso do espectrómetro HIFI (Heterodyne Instrument for the Far Infrared) do observatório espacial europeu Herschel, Paul Hartogh e colegas examinaram a cauda do cometa 103P/Hartley 2 (o mesmo visitado em Novembro passado pela missão EPOXI), e descobriram que a água contida no seu núcleo apresenta uma razão D/H semelhante à dos oceanos terrestres!

O cometa 103P/Hartley 2 numa montagem de 5 imagens captadas pela sonda EPOXI a 04 de Novembro de 2010.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UMD.

Hartley 2 formou-se na cintura de Kuiper, ao contrário dos cometas anteriormente estudados, todos com origem na distante nuvem de Oort. Estes novos dados parecem demonstrar que a formação do Sistema Solar terá sido um processo muito mais complexo do que se pensava anteriormente, e que pelo menos uma parte da população de cometas foram, de facto, os grandes responsáveis pelo aparecimento dos oceanos terrestres. A equipa vai agora analisar as leituras já realizadas com o mesmo espectrómetro no cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, outro objecto com origem na cintura de Kuiper, de forma a dar mais consistência a este resultado. Podem ler mais sobre este trabalho aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário