quinta-feira, 8 de março de 2012

Memoriais lunares ao dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher é assinalado em muitos países, há já várias décadas, no dia 8 de Março. A data ganhou particular relevância na União Soviética como símbolo político de exaltação da mulher soviética como peça fundamental na construção do regime comunista e na defesa da pátria durante a Grande Guerra Patriótica (II Grande Guerra Mundial).
Em 1971, os controladores da missão soviética Lunokhod 1 comemoraram a data de uma forma muito original. Ordenaram ao sofisticado robot que desenhasse com as suas rodas no regolito de Mare Imbrium um memorial ao dia da mulher. Depois de completar uma figura em forma de 8, o Lunokhod 1 reposicionou-se para criar um panorama que incluísse o memorial.

Memorial ao dia da mulher criado em 1971 pelo Lunokhod 1. Esta é uma parte do panorama fotografado pelo robot soviético pouco depois de ter criado a figura.
Crédito: Laboratory of Comparative Planetology.

Dois anos mais tarde, o seu sucessor Lunokhod 2 criaria um memorial semelhante, desta vez na orla da cratera Le Monnier, no extremo leste de Mare Serenitatis. Este segundo memorial tem a particularidade de ser facilmente reconhecível em imagens recentemente obtidas pela sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter.

Parte de um panorama obtido em 1973 pelo robot soviético Lunokhod 2 mostrando o memorial ao dia da mulher por si criado.
Crédito: Laboratory of Comparative Planetology.

O mesmo memorial fotografado quatro décadas mais tarde pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter. É visível a escassos metros a Luna 21, a sonda que transportou o Lunokhod 2 até à superfície da Lua.
Crédito: NASA/GSFC/ Arizona State University.

Sem comentários:

Enviar um comentário