terça-feira, 22 de maio de 2012

Cassini sobrevoa um ovo!

Metone fotografada pela sonda Cassini a 20 de Maio de 2012, a apenas 4.500 km de distância (imagem original: N00189072).
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

A Cassini realizou anteontem uma rara aproximação a Metone, uma das três minúsculas luas que povoam a região entre as órbitas de Mimas e Encélado. Situada a apenas 200 mil quilómetros de distância de Saturno e com apenas 3,2 quilómetros de diâmetro, Metone é um alvo difícil de alcançar, pelo que esta foi uma oportunidade única para a equipa de imagem da missão fotografar a sua superfície.
Metone foi a primeira lua a ser descoberta pela Cassini, logo no início da missão, em 2004. As novas imagens, obtidas no Domingo passado, mostram um corpo surpreendentemente ovóide e liso, com subtis variações de albedo, características curiosamente partilhadas pela sua vizinha Palene. Metone e Palene partilham com Ante órbitas muito próximas no interior do anel E, região onde são continuamente pulverizadas com partículas de gelo e compostos orgânicos com origem em Encélado, um facto que talvez explique as suas estranhas aparências.

Sem comentários:

Enviar um comentário