sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Curiosity: novas imagens, incluindo um auto-retrato e uma primeira panorâmica a cores!

Podem (finalmente!) sossegar os mais ansiosos. A NASA divulgou há poucas horas a primeira panorâmica a cores do Curiosity! Apreciem-na:

Panorâmica a 360º em cores naturais do local de amartagem do Curiosity, obtida a 08 de Agosto de 2012 pela MastCam de 34 mm. Versão preliminar construída com 130 pequenas imagens, cada uma com um tamanho de apenas 144 por 144 pixels (cliquem aqui para verem a panorâmica na sua máxima resolução).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

Apesar de impressionante, esta panorâmica é ainda uma pequena amostra do que virá em breve. Devido a limitações na velocidade de transmissão de dados (normais nesta fase da missão), o Curiosity enviou para a Terra apenas pequenas versões de cada uma das imagens obtidas pela MastCam-34. Nos próximos dias, a equipa da missão espera receber as imagens no seu tamanho máximo de 1.200 por 1.200 pixels, pelo que podem imaginar o que nos espera nas próximas semanas!
As sombras projectadas pelo mastro onde se encontram as duas MastCam (a de 34 mm e outra de 100 mm) denunciam a hora tardia a que estas imagens foram captadas. Os halos acinzentados situados nas proximidades do robot são provavelmente fracções do leito rochoso expostas pelos foguetes do skycrane durante a fase final da amartagem. O monte Sharp (local a explorar nos próximos meses) encontra-se exactamente a meio da panorâmica, e exibe já, a esta distância, algumas variações cromáticas interessantes. Nos extremos da panorâmica são visíveis as montanhas da orla setentrional da cratera Gale, as mesmas recentemente fotografadas pelas NavCam.
Entretanto, chegaram também novas versões das primeiras imagens obtidas pelas NavCam logo após o levantamento do mastro. Estas imagens são particularmente interessantes porque mostram o estado em que se encontra o convés do robot, local onde se aninham alguns dos principais instrumentos científicos da missão. Vejam:

Auto-retrato do Curiosity construído com 20 imagens obtidas pelas NavCam a 08 de Agosto de 2012.
Crédito: NASA/JPL/James Sorenson.

Aparentemente, os foguetes do sky crane não lançaram muito poeira sobre o robot. No entanto, tiveram força suficiente para projectar alguns pedaços grandes de gravilha para cima do convés! Vejam uma das imagens do convés na sua máxima resolução:

Gravilha no convés do Curiosity numa imagem obtida por uma das NavCam a 08 de Agosto de 2012.
Crédito: NASA / JPL / Emily Lakdawalla.

Por agora é tudo. Espero trazer-vos neste fim-de-semana um resumo de todas as actividades realizadas pelo Curiosity durante esta primeira semana, bem como o essencial das actividades planeadas para a próxima semana. Até lá gozem este novo vídeo com imagens da MARDI:


Separação do escudo térmico visto pela câmara MARDI durante a descida do Curiosity até à cratera Gale.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

Sem comentários:

Enviar um comentário