quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Magnífico retrato da Terra obtido pelo novo satélite meteorológico europeu MSG-3

No passado dia 5 de Julho, a ESA lançou para o espaço o Meteosat Second Generation-3 (MSG-3), o mais recente membro da frota de satélites meteorológicos europeus desenvolvidos pela agência espacial europeia em associação com a EUMETSAT. Ontem, da sua órbita geostacionária, a 40 mil quilómetros de altitude, o MSG-3 obteve a sua primeira imagem do nosso planeta.

A Terra vista pelo sistema SEVIRIS (Spinning Enhanced Visible and Infrared Imager) a 7 de Agosto de 2012 (cliquem aqui para verem a imagem na sua máxima resolução).
Crédito: EUMETSAT.

A imagem mostra a orbe terrestre nas suas cores naturais. O continente africano surge em destaque, parcialmente encoberto por um manto de nuvens nas regiões junto ao equador e no seu extremo austral. A norte de África, do outro lado do mediterrâneo, encontra-se a velha Europa vestida com as cores do Verão. A costa leste da América do Sul é também visível do lado esquerdo da imagem, iluminada pelos primeiros raios matutinos.
O MSG-3 é o terceiro satélite de uma série de quatro. Com o seu sistema de imagem SEVIRIS, este novo satélite meteorológico irá monitorizar o clima na Europa e em África, contribuindo a cada 15 minutos com um conjunto de imagens em alta resolução da superfície e da atmosfera terrestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário