terça-feira, 7 de agosto de 2012

WOW! Descida do Curiosity vista pela MARDI!

A NASA disponibilizou há poucas horas as primeiras imagens da descida do Curiosity obtidas pela MARs Descent Imager (MARDI), uma câmara instalada na parte inferior do robot. Aviso desde já que estas são versões preliminares enviadas horas após a chegada da missão à cratera Gale. A MARDI é uma câmara de alta definição com capacidade para captar imagens numa resolução máxima de 1.600 por 1.200 pixels, pelo que nas próximas semanas deveremos ser presenteados com uma versão de qualidade muito superior. Enquanto esperamos por essa versão, apreciemos esta pequena amostra, ainda assim verdadeiramente estonteante.


A descida do robot Curiosity numa sequência de 297 imagens obtidas pela câmara MARDI numa cadência de 4,5 fotogramas por segundo e com uma resolução de 192 por 144 pixels.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

O vídeo inicia-se com uma imagem do escudo térmico a cerca de 15 metros de distância do robot. Nessa altura o paraquedas já tinha sido aberto e o Curiosity seguia a uma velocidade de pouco mais de 550 km.h-1. Durante a descida, o robot vai oscilando por baixo do paraquedas até ao momento em que se liberta da cápsula e liga os propulsores do sky crane. Entretanto, a superfície vai-se aproximando até que, a uma altitude de cerca de 20 metros, os propulsores começam a levantar uma nuvem de poeira. O vídeo termina com o aparecimento de uma roda no canto superior esquerdo. Espectacular!

Sem comentários:

Enviar um comentário