quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cassini observa uma vasta bacia de drenagem na superfície de Titã

Rios titanianos numa imagem de radar captada pela sonda Cassini a 26 de Setembro de 2012 (norte para a direita).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI.

A sonda Cassini obteve recentemente esta espectacular imagem de radar em alta resolução de uma das mais vastas bacias de drenagem existentes na superfície da maior lua de Saturno. Com mais de 400 quilómetros de comprimento, a bacia escoa directamente para Ligeia Mare, um dos três grandes mares de hidrocarbonetos existentes nas regiões mais setentrionais de Titã.
Os cientistas da missão deduzem que a rede de drenagem se encontra preenchida por hidrocarbonetos em toda a sua extensão, porque a sua superfície não dispersa os pulsos de radar, uma clara indicação de que estas áreas não possuem topografia.

Ligeia Mare num mosaico em cores falsas construído com imagens de radar obtidas pela sonda Cassini.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/USGS.

Tal como acontece noutras bacias existentes no extremo sul de Ligeia Mare, a geomorfologia do vale rasgado pelo rio principal sugere que o sistema segue o trajecto de, pelo menos, uma falha. Estas falhas não são, necessariamente, de natureza tectónica (como as falhas da crusta terrestre), mas poderão ter conduzido à abertura de grandes depressões na crusta titaniana e, talvez, à formação dos grandes mares presentes nesta região.

Sem comentários:

Enviar um comentário