domingo, 21 de abril de 2013

Dois novos objectos no catálogo de exoplanetas potencialmente habitáveis

Na semana passada foi anunciada a descoberta de três novas Super-Terras no interior da zona habitável das respectivas estrelas. Dois destes novos objectos, Kepler-62e e Kepler-62f, orbitam a estrela Kepler-62 (KOI-701), uma estrela de tipo espectral K, situada a cerca de 1.200 anos-luz da Terra. O terceiro objecto, Kepler 69c, encontra-se no limite interior da zona habitável da estrela Kepler-69 (KOI-172), uma estrela de tipo espectral G (semelhante ao Sol), 2.700 anos-luz distante do nosso planeta.
Os dois primeiros planetas são particularmente interessantes porque têm dimensões, massa e temperaturas de equilíbrio próximos dos da Terra, três características que os colocam entre os 9 exoplanetas potencialmente habitáveis até agora conhecidos (ler mais sobre estes dois objectos e sobre Kepler 69c aqui).

Catálogo de exoplanetas potencialmente habitáveis conhecidos até 18 de Abril de 2013, organizado de acordo com o seu índice de similaridade com a Terra (ESI).
Crédito: PHL.

Neste momento a contagem de exoplanetas confirmados atinge os 866. Aguardam, ainda, confirmação um total de 2.903 candidatos, 2.712 dos quais detectados pela missão Kepler.

Sem comentários:

Enviar um comentário