sexta-feira, 7 de junho de 2013

NASA divulga novas imagens do asteróide 1998 QE2 e da sua lua

O asteróide 1998 QE2 e a sua lua numa imagem de radar obtida a 01 de Junho de 2013, quando o par se encontrava a 6,04 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/GSSR.

A NASA divulgou hoje uma nova sequência de imagens de radar mostrando o asteróide 1998 QE2 e a sua pequena companheira. Obtidas no passado fim-de-semana em Goldstone, as novas imagens permitiram aos cientistas da NASA melhorar substancialmente as suas estimativas iniciais relativas ao tamanho e ao período de rotação dos dois objectos.
De acordo com os novos dados, 1998 QE2 tem, aproximadamente, 3,1 quilómetros de diâmetro, e um período de rotação de cerca de 5 horas. A pequena lua que o acompanha tem uma forma alongada com, aproximadamente, 600 metros de comprimento, e completa uma revolução em redor do centro de massa do sistema a cada 32 horas. A distância máxima entre os dois objectos não ultrapassa os 6,4 quilómetros. Aparentemente, o pequeno satélite tem uma rotação sincrónica, ou seja, à semelhança da nossa Lua, exibe sempre a mesma porção da sua superfície ao asteróide primário.
Vejam em baixo um vídeo com as novas imagens reprocessadas de forma a evidenciar detalhes na superfície da pequena lua:


O asteróide binário 1998 QE2 numa sequência de 55 imagens de radar obtidas no dia 01 de Junho de 2013 em Goldstone, com intervalos regulares de aproximadamente 5 minutos. As imagens foram reprocessadas de forma a evidenciar pormenores na superfície do corpo secundário. A resolução é de cerca de 38 metros por pixel.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/GSSR.

Sem comentários:

Enviar um comentário