terça-feira, 2 de julho de 2013

Aprovados nomes oficiais para as duas novas luas de Plutão

Plutão e as suas cinco luas.
Crédito: NASA/ESA/M. Showalter (SETI Institute).

Foi hoje anunciada a aprovação dos nomes Cérbero e Estige para as duas luas de Plutão S/2011 P1 e S/2012 P1, também conhecidas informalmente por P4 e P5.

Os nomes tinham sido incluídos numa lista submetida a votação pública em Fevereiro passado pelo líder da equipa responsável pela sua descoberta, o astrónomo Mark Showalter. Após duas semanas de intensa participação, os nomes Vulcano e Cérbero terminaram destacados em primeiro e segundo lugar, pelo que foram escolhidos por Showalter para serem submetidos à apreciação da União Astronómica Internacional.

Infelizmente, para desgosto dos muitos fãs da série Star Trek, Vulcano não foi aceite por já ter sido usado como nome de um hipotético planeta numa órbita interior à de Mercúrio, e por não se inserir no tema usado para a nomenclatura das luas de Plutão - personagens e criaturas mitológicas associadas ao deus Plutão e ao submundo greco-romano. Em substituição, os membros do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura dos Sistemas Planetários e do Comité para a Nomenclatura dos Pequenos Corpos da União Astronómica Internacional escolheram o nome Estige, o terceiro mais votado na lista de Showalter.

Os dois objectos foram descobertas em 2011 e 2012, em imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble. Cérbero tem 13 a 34 quilómetros de diâmetro, e segue uma órbita quase circular entre as luas Nix e Hidra. Estige é ligeiramente mais pequena (10 a 25 quilómetros) e viaja numa órbita mais interior, entre as luas Caronte e Nix.

Sem comentários:

Enviar um comentário