quinta-feira, 25 de julho de 2013

HiRISE testemunha passagem do Curiosity por Glenelg

O robot Curiosity surge como um pequeno ponto azulado nesta imagem obtida a 27 de Junho de 2013 pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona.

Esta nova imagem divulgada ontem pela NASA mostra o robot Curiosity examinando o afloramento rochoso Shaler, o último alvo científico na sua passagem por Glenelg, na cratera Gale. Na altura, o Sol encontrava-se atrás da câmara da Mars Reconnaissance Orbiter, uma geometria de iluminação que favorece a ocultação de sombras e que desvenda variações subtis na coloração do terreno.

As marcas escuras visíveis no lado esquerdo da imagem assinalam o local onde o Curiosity poisou a 06 de Agosto de 2012. As marcas foram produzidas pelos propulsores do skycrane quando este depositava o robot da NASA no cenário poeirento de Bradbury.

Os rastos paralelos que partem deste local revelam o caminho seguido pela missão até Glenelg, o ponto de encontro de três unidades geológicas distintas. O Curiosity abandonou a região no passado dia 04 de Julho e segue agora na direcção de um acesso seguro à base do Monte Sharp, uma área livre de dunas situada a cerca de 8 quilómetros de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário