quarta-feira, 23 de outubro de 2013

1000 exoplanetas em duas décadas

Exoplanetas confirmados até ao dia 22 de Outubro de 2013.
Crédito:PHL/adaptado por Sérgio Paulino.

Foi ontem ultrapassada a marca dos 1000 exoplanetas confirmados. A lista de planetas extra-solares conta agora com 1010 objectos confirmados, distribuídos em 759 sistemas planetários. Ficam, ainda, a aguardar confirmação mais de 3500 candidatos.

A primeira descoberta de um sistema planetário extra-solar ocorreu em 1992, no Observatório de Arecibo. Constituído por dois pequenos objectos na órbita de um pulsar, este sistema era diferente de tudo aquilo que os cientistas imaginavam. Localizados na órbita de um remanescente de uma violenta supernova, os dois estranhos mundos formaram-se, provavelmente, após a catástrofe, a partir da agregação das cinzas de uma antiga companheira estelar. A esta fabulosa descoberta seguiu-se a detecção dos primeiros exoplanetas na órbita de estrelas semelhantes ao Sol, em 1995.

Apesar de ser um marco assinalável, alcançado em apenas 20 anos, este número corresponde apenas a uma ínfima fracção do total de planetas que existirão na órbita dos milhares de milhões de estrelas que povoam a Galáxia. Os próximos anos irão trazer-nos, certamente, uma melhor compreensão das características destes mundos, bem como novas e inesperadas descobertas.

Sem comentários:

Enviar um comentário