quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Recuperado enorme fragmento do meteorito de Chelyabinsk

Grande fragmento do meteorito de Chelyabinsk recuperado hoje do fundo do lago Chebarkul.
Crédito: IA Novosti / Aleksandr Kondratuk.

Mergulhadores russos recuperaram esta manhã o que aparenta ser o maior fragmento do objecto que em Fevereiro passado explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, nos montes Urais. O fragmento tinha sido encontrado no início de Setembro, enterrado numa espessa camada de sedimentos no fundo do lago Chebarkul, a uma profundidade de cerca de 20 metros.

"O exame preliminar... mostra que este é realmente uma fracção do meteorito de Chelyabinsk", afirmou à agência noticiosa Interfax Sergey Zamozdra, professor da Universidade Estatal de Chelyabinsk. "Tem uma espessa crusta de fusão; são claramente visíveis sinais de oxidação; e tem um grande número de indentações. Este pedaço é provavelmente um dos dez maiores fragmentos de meteoritos alguma vez descobertos."

Logo após ter sido retirado das águas lodosas do lago, o fragmento foi içado para cima de uma balança, uma operação que imediatamente correu mal. Depois de se fracturar em três pedaços, o pesado meteorito acabou por partir a balança no momento em que esta marcava 570 kg.

O objecto foi, entretanto, transportado para um museu de história natural local, para ser analisado.

Sem comentários:

Enviar um comentário