domingo, 16 de fevereiro de 2014

Passagem por Dingo Gap

Passagem do Curiosity por Dingo Gap, numa sequência de imagens obtidas pela HazCam traseira, a 06 de Fevereiro de 2014 (sol 535 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

No passado dia 06 de Fevereiro, o Curiosity atravessou Dingo Gap, uma abertura entre duas escarpas, preenchida por uma duna de areia com 1 metro de altura. A escolha desta rota foi motivada pela crescente preocupação da equipa da missão com a integridade das seis rodas do robot da NASA. Meses de viagem por terrenos cobertos por rochas extremamente afiadas têm produzido danos consideráveis na fina película de metal que cobre os aros das rodas, pelo que os membros da equipa decidiram tomar uma rota por superfícies mais benignas, através de um pequeno vale denominado "Moonlight Valley".

Mapa mostrando a rota seguida pelo Curiosity entre os sóis 472 e 541.
Crédito: NASA/JPL/UA/Phil Stooke.

Vista através de Dingo Gap. Mosaico construído com imagens obtidas pelo Curiosity a 30 de Janeiro de 2014 (podem vê-lo aqui na sua máxima resolução).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

O Curiosity aumentou o ritmo de andamento, depois da travessia em Dingo Gap, atingindo na passada quarta-feira a marca dos 5 quilómetros. O robot viaja agora em terreno arenoso, na direcção de um ponto situado a algumas centenas de metros a sul, local onde fará uma curta paragem para mais uma perfuração, antes de retomar a sua jornada em direcção a um acesso seguro à base do monte Sharp.

Sem comentários:

Enviar um comentário