sábado, 8 de março de 2014

A monotonia de Planum Boreum

Padrões repetitivos na superfície de Planum Boreum, em Marte. Imagem obtida a 05 de Fevereiro de 2014 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Planum Boreum é uma vasta planície gelada localizada na região do pólo norte de Marte. Com cerca de 1200 quilómetros de diâmetro, esta região abriga uma calota de gelo permanente com aproximadamente 1,2 milhões de km3 de volume, o equivalente a metade do volume da calota de gelo da Gronelândia. Esta estrutura tem uma profundidade máxima de 3 quilómetros e é composta maioritariamente por gelo de água.

O lençol de gelo de Planum Boreum fica coberto durante todo o Inverno por uma camada de gelo de dióxido de carbono e de água com aproximadamente 1 metro de espessura. Esta fina cobertura acaba por desaparecer apenas no final da Primavera, deixando expostos os padrões repetitivos visíveis na imagem de cima.

A região do pólo norte de Marte vista no princípio do Verão. Imagem obtida a 13 de Março de 1999, pela sonda Mars Global Surveyor.
Crédito: NASA/JPL/Malin Space Science Systems.

As planícies do pólo norte marciano seriam péssimos locais para nos perdermos. Planum Boreum é uma das regiões mais planas do planeta vermelho, pelo que não existem pontos de referência visíveis na paisagem. Os monótonos padrões da superfície estendem-se por centenas de quilómetros em todas as direcções e são formados por pequenas cristas escuras separadas por cavidades com 1 metro de profundidade e cerca de 20 metros de diâmetro. Os cientistas desconhecem ainda o que torna estes padrões tão uniformes ao longo de áreas tão grandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário