quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sonda indiana entra com sucesso na órbita de Marte

Cientistas e técnicos da ISRO celebrando a chegada da sonda Mars Orbiter Mission ao planeta vermelho.
Crédito: Reuters/Abhishek N. Chinnappa.

A Índia atingiu ontem um novo marco histórico no seu programa espacial, ao colocar a sua primeira sonda interplanetária na órbita de Marte. Denominada Mars Orbiter Mission (MOM) ou, mais informalmente, Mangalyaan (que em hindi significa engenho espacial de Marte), a pequena sonda indiana completou com sucesso a manobra de inserção orbital pelas 03:24 (hora de Lisboa), o que lhe permitiu alcançar uma órbita elíptica em redor do planeta, com uma periapside de 421,7 km, uma apoapside de 76993,6 km, e uma inclinação de 150º relativamente ao plano equatorial de Marte.

O evento foi efusivamente celebrado no centro de controlo da missão, em Bagalore, na Índia, não só pelos técnicos e cientistas da ISRO, mas também pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que se deslocou ao local para presenciar o desenrolar de todas as operações. Com esta conquista, a Índia junta-se a um clube restrito de nações com missões bem sucedidas ao planeta vermelho - um grupo que apenas incluía, até ontem, os Estados Unidos e a União Soviética (a Mars Express é uma missão da responsabilidade da ESA, uma organização intergovernamental europeia, pelo que não foi incluída nesta contagem).

A MOM transporta 5 instrumentos científicos, incluindo uma câmara com múltiplos filtros e um sensor para deteção de metano na atmosfera marciana. As observações científicas deverão arrancar nas próximas semanas, logo após a conclusão do comissionamento dos instrumentos científicos na órbita marciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário