sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Marte... tão perto, tão longe

Marte e a Terra vistos da órbita lunar. A imagem foi obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 24 de maio de 2014. São visíveis no nosso planeta o Oceano Atlântico, os continentes europeu e africano, e a península arábica.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University/Sérgio Paulino (anotação).

Marte surge como uma pequena orbe brilhante, logo acima do nosso planeta, neste inspirador retrato captado a 24 de maio de 2014, pela Lunar Reconnaissance Orbiter, a partir da órbita lunar. Na altura, o planeta vermelho encontrava-se a cerca de 112,5 milhões de quilómetros de distância da sonda da NASA - o equivalente a aproximadamente 300 vezes a distância média que separa a Terra da Lua.

A dramática visão dos dois planetas a partir da órbita lunar insinua-se como uma lembrança do papel que a Lua poderá ter no futuro como ponto de partida para os primeiros exploradores de Marte e de outros destinos mais ambiciosos no Sistema Solar. Nas próximas duas décadas, a Lua poderá servir como plataforma de teste para a implementação de procedimentos e tecnologias essenciais na conquista e exploração humanas desses novos mundos hoje, ainda, tão distantes.

Podem explorar esta imagem na sua máxima resolução aqui (no final da página).

Sem comentários:

Enviar um comentário