terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Uma jovem cratera em Elysium Planitia

Cratera de impacto recentemente formada na superfície de Marte. Imagem captada a 02 de dezembro de 2014, pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Cientistas da missão Mars Reconnaissance Orbiter descobriram uma nova cratera de impacto na província vulcânica de Elysium Planitia, na superfície de Marte. A jovem cicatriz tem cerca de 10 metros de diâmetro e foi observada, pela primeira vez, numa imagem captada em junho de 2014, pela câmara de contexto da sonda da NASA.

Impacto em Elysium Planitia, antes e depois. Imagens obtidas pela câmara de contexto da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, em fevereiro de 2012 (esquerda) e em junho de 2014 (direita).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

A cratera não aparece numa outra imagem da mesma região, captada em fevereiro de 2012, pelo que esta estrutura terá sido formada há menos de 34 meses. O impacto pulverizou as rochas superficiais e exumou materiais escuros de camadas mais profundas, espalhando-os pela paisagem num distintivo padrão, que contrasta com o terreno claro desta região de Marte. A distribuição do manto de ejeta sugere que o projétil terá atingido a superfície vindo de oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário