terça-feira, 5 de julho de 2016

Às portas de um gigante

Júpiter e as suas quatro maiores luas, numa imagem obtida pela sonda Juno, a 29 de junho de 2016, a aproximadamente 5,3 milhões de quilómetros de distância.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS.

Faltam poucas horas para a Juno entrar na órbita do maior planeta do Sistema Solar. Depois de 5 anos de viagem e cerca de 2,7 mil milhões de quilómetros percorridos, a sonda da NASA irá sobrevoar a atmosfera joviana a uma distância mínima de pouco mais de 4,4 mil quilómetros, quando forem aproximadamente 04:47 da madrugada (hora de Lisboa). Nessa altura, a Juno já terá accionado o seu propulsor principal, alterando lentamente a sua velocidade numa queima de combustível que durará no total 35 minutos.

"Tal como planeámos, estamos bem no interior do poço gravitacional de Júpiter e com uma aceleração cada vez maior", disse Rick Nybakken, responsável da missão. "Mesmo depois de accionarmos o nosso propulsor, Júpiter continuará a puxar-nos, acelerando-nos cada vez mais até atingirmos o ponto de maior aproximação. O truque consiste em, no final da queima de combustível, termos desacelerado o suficiente de forma a entrarmos na órbita que queremos."

Durante a sua missão, a Juno irá cumprir um total de 37 órbitas em redor de Júpiter, com o objetivo de estudar em detalhe a origem, estrutura interna e magnetosfera do planeta. Poderão acompanhar em direto todas as notícias relativas à manobra de inserção através da NASA TV, a partir das 03:30 (hora de Lisboa).

Sem comentários:

Enviar um comentário